Notícias

Lei do deputado Ronaldo Medeiros transforma em realidade merenda diferenciada em escolas públicas

21 Novembro de 2017

Por Assessoria

 

A merenda diferenciada para alunos diagnosticados como diabéticos, obesos e celíacos já se tornou uma realidade para os alunos da rede estadual de ensino, devido a Lei Nº 7.626, de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB). Desde que foi sancionada, em maio de 2014, a “Lei da Merenda” mudou para melhor a vida de muitas famílias.

 

“Essa Lei é de muita importância e não tem servido apenas para minha filha diabética, mas tem ajudado a muitas crianças que sofrem por conta dessa doença”, relata Dona Maria de Lurdes, mãe de uma criança diabética beneficiada.

 

Já a aluna da Escola Estadual Marcos Antônio, Tayanne Cristine, de 17 anos, afirma que tem toda assistência necessária para o seu desenvolvimento alimentar com os alimentos diferenciados. “É uma coisa que nunca tive! Eles preparam meu suco sem açúcar, oferecem iogurte diet e light, biscoito integral. E isso me motiva para vir a escola”, enfatiza a estudante.

 

O deputado destaca que, além do diabetes, outros males preocupam as autoridades da saúde pública em todo o país. “Os celíacos, por exemplo, têm que ter sua alimentação totalmente isenta do glúten, gliadina e glutenina, pois sua presença no organismo causa uma resposta imune que destruirá as paredes do intestino delgado”, argumenta o parlamentar, lembrando que a merenda é escolar é uma das únicas refeições do dia servida para muitas crianças em estado de vulnerabilidade social.

 

Por fim, Ronaldo Medeiros entende que com medidas preventivas como essa da merenda diferenciada, há uma economia com a Saúde pública. “Assim como a Tayanne está tendo sua alimentação reforçada, outros alunos também. Estudos comprovam que os gastos com a internação de pacientes por essas causas são elevados e, consequentemente, as despesas para os cofres públicos também”, conclui.

www.DeputadoRonaldoMedeiros.com.br