Notícias

Deputado Ronaldo Medeiros propõe “Janeiro Branco” como mês da Saúde Mental

14 Dezembro de 2017

Pensando na ampliação de políticas públicas voltadas à Saúde Mental, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) um Projeto de Lei que institui no calendário de eventos do Estado o mês “Janeiro Branco”. O projeto já foi institucionalizado em diversos Estados brasileiros e pretende esclarecer e prevenir a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional.

 

De acordo com o parlamentar autor da proposta, a ideia é mobilizar a população pela conscientização da sociedade em favor da saúde mental. “Fomentar as políticas públicas para essa área é um passo largo que a saúde pública está dando em benefício da sociedade. Estamos promovendo o debate e a reflexão sobre a importância da saúde mental para o indivíduo e para sua família”, justifica Medeiros.

 

A psicóloga e secretária estadual da Mulher e dos Direitos Humanos, Claúdia Simões destaca a oportunidade em campanhas de promoção a esta causa. “A iniciativa do deputado Ronaldo vai expandir eventos educativos como seminários, debates, aulas, palestras, estimulando a participação voluntária de profissionais de saúde e demais interessados”, enfatiza.

 

Já o presidente do Conselho Regional de Psicologia, José Felix Vilanova Barros, reafirma a necessidade em procurar ajuda especializada para diversas situações da vida cotidiana. “Muitas das vezes as pessoas se bloqueiam e evitam de falar sobre seus sentimentos. Esse projeto nos ajudará a quebrar essas barreiras e evitar o uso de tratamentos alternativos e a dependência química”, disse.

 

O Projeto de Lei segue para apreciação e votação em Plenário. Em seguida, será encaminhado para sanção do governador do Estado.

 

www.DeputadoRonaldoMedeiros.com.br