Clipping

Mudanças partidárias fortalecem o PMDB na Assembleia; PT perde bancada na ALE e Câmara de Maceió

29 Março de 2016

O PMDB de Alagoas foi o partido que mais ganhou adesões com o período da janela partidária, que permitiu a troca de legendas para deputados, sem risco da perda de mandato. Na Assembleia Legislativa por exemplo, o PMDB que em 2014 elegeu apenas três deputados agora conta com uma bancada de 11 parlamentares, graças a filiação dos deputados Galba Novaes, Marquinhos Madeira, Ronaldo Medeiros, Davi Davino Filho, Thaise Guedes, Jó Pereira, Isnaldo Bulhões e Jairzinho Lira.

Alguns partidos ficaram sem bancada na Assembleia, entre eles o PT, o PPS, o PRTB, o PDT e o Pros, que juntos elegeram 11 parlamentares em 2014. O PSDB, que elegeu quatro deputados –  Rodrigo Cunha, Edval Gaia Filho, Gilvan Barros e Bruno Toledo – mantém os três primeiros; Bruno Toledo migrou para o Pros. A nova correlação de forças na Assembleia garante um maior apoio ao governo Renan Filho, que já não enfrentava uma oposição firme na Casa Tavares Bastos, mas que se fortaleceu ainda mais com a entrada de oito deputados no PMDB.

Na Câmara de Maceió, o partido que mais cresceu foi o PSDB. Se em 2012, o partido elegeu apenas dois vereadores – Dudu Ronalsa e Tereza Nelma – agora passar a ter uma bancada de sete com a filiação dos vereadores Eduardo Canuto, Simone Andrade, Aparecida de Luiz Pedro, Zé Márcio e Kelmann Vieira, atual presidente da Casa Mário Guimarães, que deixou o PMDB. Kelmann era defensor de uma aliança entre o PMDB e o PSDB, pois assim poderia até ser indicado candidato a vice na chapa de reeleição do prefeito Rui Palmeira.

A troca de partidos na Câmara de Maceió ainda por ter novidades por conta do prazo que vai até o dia 2 de abril, para prefeitos e vereadores. Igual ao que aconteceu na Assembleia, o PT perdeu sua bancada no Legislativo municipal. O partido elegeu em 2012 como vereador o médico Cléber Costa, que agora resolveu por conta de divergências internas e ideológicas abandonar a legenda petista. Ele se filiou ao PP e passa a somar na bancada de apoio ao projeto de reeleição do prefeito Rui Palmeira, que deve contar com 14 vereadores.

www.DeputadoRonaldoMedeiros.com.br